quinta-feira, 16 de junho de 2011

A "politicalha" paraíbana, deve ter correlação com da nossa falta de educação (no sentido lato-senso)

Candidado paraíbano, Ficha Suja, que não deveria ter sido candidato, mas que nas eleições de 2010 obteve o primeiro lugar para a vaga ao Senado e mais voto (mais de 1 milhão), dos "paraíbas", que o govenador eleito....
Daí, a justiça dos “paraíba” empossa o segundo e o terceiro colocados às duas vagas disponíveis em 2010 ao Senado. Esse dois juntos obtiveram menos votos dos "paraíbas" que o govenador eleito, logo bem menos que o primeiro colocado a vaga do Senado cujos votos foram invalidados, mas que nem deveria ter sido candidato, dado que era considerado a priori um Ficha Suja!
Para angariar votos em localidades onde não era bem quisto, o então candidato ao govendo do estado em 2010, opositor ao governador, aliou-se com o então candidato a Senador “supostamente Ficha Suja”.
Essa oposição criou uma estratégia perfeita e derruba nas urnas o neo-coronelismo praticado por um governador que não fora eleito pelos “paraíbas”, já que ficou em segundo lugar nas eleições de 2006. O neo-coronelismo assumiu dado que o primeiro colocado fora cassado no meio de seu mandato por uso de um programa social de distribuição de cheques da Fundação de Ação Comunitária (FAC) em benefício de sua candidatura à reeleição durante o período eleitoral de 2006. Vale salientar que este governado cassado é o mesmo que se candidatou em 2010 ao Senado e obteve o primeiro lugar em número de votos.
O govenador eleito em 2010 pelos "paraíbas", nesses primeiros seis meses de 2011 têm um alto índice de rejeição dos próprios "paraíbas", e o estado sofre um onda generalizada de greves realizadas pelos funionários "paraíbas": educação inclusive na universidade estadual, saúde, polícia.
A origem de tudo isso, foi o suposto empate de 5 x 5 entre o que deveria ser ou não considerado Ficha Suja, ainda antes da posse dos candidatos votados na eleição de 2010. (Até no futebol, numa partida final de copa do mundo, quando em tempo regulamentar a partida acaba em empate há mecanismos para declarar o campeão: prorrogação com ou sem golden gol, e disputa de penaltis. Mas, nunca seria possível declarar que houve empate e mais a frente (três meses depois), definir que um árbitro adicional seria escalado para definir se aquele gol supostamente em impedimento duvidoso que empatou a partida, foi de fato real ou um erro de interpretação da bandeirinha que era uma mulher!) Pois bem, um novo poderoso membro indicado pela presidente eleita (esse quinto constitucional parace ser mais um "pseudo-nepotismo" monetário e "politicalho") votou a favor de que a Ficha Suja só pode valer a partir de 2012.
Aí, os mais de 1 milhão de votos dos "paraíbas" dodos ao candidato a Senado em 2010, outrora Ficha Suja, passaram a ser válidos, logo deveria ser empossado na primeira vaga de Senador, e o segundo colocado deveria continuar como Senador, mas agora ocupando a segunda vaga....
Mas, o terceiro colocado ao senado que antes não deveria ter assumido, assumiu..... e claro, como um “cidadão paraíba qualquer “ que pode ir reclamar ao PROCON os seus direitos, entra com agravo para dizer que adquiriu um direito de ser Senador representante dos "paraíbas" no Senado Nacional.
Fico imaginando o custo/esforço de tamanha confusão judicial, do lobby que deve tramitar de uma lado para o outro, do tempo perdido pelos políticos "paraíbas" envolvidos nisso que parece ser mais um folhetim mexicano ao invés de estarem trabalhando em prol da população paraíbana. Provavelmente, esse custo/esforço poderia ajudar a reduzir os transtornos com a saúde, educação e empregos que a Paraíba tanto precisa.
E, nós paraibanos (eu me incluo nisso), de cabeça chata, de estatura média abaixo da média nacional, com o IDH entre os 10 piores do Brasil, com uma das menores verbas do PAC I e II entre os estados do Nordeste, mas com uma fé inabalável de que conseguimos ser felizes nessa vida, parece que não aprendemos nunca que enquanto não tivermos educação (no sentido lato-senso da palavra) não saíremos dessa postura de sermos sempre motivos de chacota, ou lembrados uma vez ou outra da seguinte forma: "tem paraíbano em todo lugar"..... Pois, perante o Brasil e perante o mundo, somos representados por esses políticos cheios de artemanhas e ineficentes para com a Paraíba e seus “paraíbas”.
Precisamos ter a educação escolar (português, matemática, entre outras) sim, mas temos que buscar educação financeira, cultural, política, filosófica, espiritual, psicológica que nos façam ser cidadãos éticos capazes: de escolher conscientemente seus representantes, de fiscalizá-los (a internet já tem ferramentas que nos ajudam muito), e de poder exigir que nos represente de acordo com as nossas convicções!

Nenhum comentário: